Blog

Saiba o que é e como funciona a multipropriedade imobiliária

Atualmente, existe a possibilidade de investir em um imóvel das mais variadas formas. O destaque tem sido para as multipropriedades imobiliárias, possibilitando vários donos, com os direitos equivalentes à quantidade de utilização. Interessante, não é mesmo?

Desse modo, trata-se de uma alternativa longe do tradicional, podendo proporcionar vantagens para investidores, junto a oportunidades incríveis de modelos de negócio.

Interessou-se e quer saber mais? Então, continue acompanhando este conteúdo até o final e saiba o que é, seus benefícios e muitos outros pontos importantes. Boa leitura!
Time Sharing: saiba o que é uma multipropriedade imobiliária
A multipropriedade, ou Time Sharing, é uma modalidade para adquirir e aproveitar bens imobiliários. Uma alternativa que demanda investimento coletivo, onde cada interessado tem direito a uma parte da propriedade.

Isso quer dizer que, cada pessoa pode usufruir do imóvel de acordo com a quantidade investida.

Essa modalidade alterou o Código Civil e a maneira com que são realizados os registros de imóveis, permitindo assim que inúmeras pessoas se tornassem proprietárias do mesmo bem, só que com uso em períodos predeterminados.

Como esse tipo de moradia funciona?

Uma multipropriedade imobiliária pode ser uma excelente opção para investimento, considerando ser uma excelente e inovadora alternativa para modelos de negócios.

A seguir, confira como ela funciona mediante investidores e modelo de negócios!
Para investidores
Quem deseja investir e compartilhar um imóvel, deve adquirir uma cota mediante o direito de usufruir do bem. O valor é correspondente à porcentagem do preço total, sendo o mínimo exigido para que se tenha o direito de aproveitar o imóvel.

Investidores de uma Time Sharing buscam, em sua maioria, casas de praia ou de férias para que a sua utilização seja apenas em um período do ano, considerando a opção para passar férias sem gastos com hospedagens.

Existem ainda, investidores que enxergam nas multipropriedades uma maneira de capitalização, tudo porque permite a compra de cotas, cedendo o seu direito de uso para um terceiro. Em linhas gerais, trata-se de uma forma de aluguel.
Para quem deseja um modelo de negócio
A multipropriedade imobiliária para modelo de negócio é a opção de escolha de incorporadoras, construtoras e demais empresas do ramo, as quais se interessam pela praticidade em realizar a compra de imóveis em coletivo.

É uma maneira de facilitar a venda de bens e propriedades, obtendo ganhos após a compra por meio das taxas administrativas, ou custos de manutenção.

Quem usa esse modelo de negócio pode ainda conquistar uma independência financeira contínua dentro de um mercado tão competitivo como no caso do imobiliário.

Conheça as modalidades de uma multipropriedade imobiliária

Mesmo que tenham algumas particularidades, uma multipropriedade conta com mais de uma modalidade, sendo as principais:

  • Multipropriedade acionária ou societária: define uma sociedade proprietária mediante ações ordinárias. Assim, o responsável em aportar os recursos se torna investidor, podendo inclusive comercializar as ações no futuro;
  • Multipropriedades imobiliárias ou de complexo de lazer: nessa modalidade, o bem conta com estrutura de lazer e serviços completos, fazendo com que os proprietários aproveitem todos os benefícios;
  • Multipropriedade de hotelaria: nesse caso, o foco é no turismo, no entanto existe uma divisão referente ao tempo de uso, possibilitando que os proprietários realizem a locação do bem.

Benefícios que podem ser notados com o compartilhamento de imóveis

Indo direto ao ponto, o compartilhamento de imóveis com base na multipropriedade, pode sim ser bastante vantajoso para os investidores. Mas esses benefícios não param por aí!
Redução de custos
Com a aquisição de uma cota de propriedade, tem-se a vantagem econômica. Isso porque será preciso pagar menos para a utilização do bem. Além disso, a manutenção costuma ser mais barata.

Aqueles que gostam de viajar e aproveitar momentos de descanso, usufrui da multipropriedade sem que seja necessário gastos com hospedagem, por exemplo.
Experiências exclusivas
Grande parte dos Times Sharings contam com estruturas diferenciadas, o que gera um alto índice de satisfação. Isso quer dizer que é possível curtir um local diferente sempre que surgir a possibilidade, incluindo máximo conforto, considerando que a maioria dessas propriedades contam com um padrão mais elevado.
Possibilidade de adquirir bons retornos
O investidor pode obter lucros devido à possibilidade de realizar a venda da cota da propriedade, ou ainda alugar o local no período em que estiver desocupado. Seja qual for a maneira, uma vez que o bem valoriza ao longo do tempo, mais os valores investidos serão retornados positivamente.
Carteira com mais variedades
Alternativa que pode favorecer a diversificação de um portfólio, por exemplo, reduzindo riscos e ampliando os resultados. Mas, antes de tudo, procure avaliar se a multipropriedade será realmente a melhor forma de investir em imóveis e garantir os melhores lucros.
Mais segurança jurídica
Sim! É fundamental considerar a segurança jurídica como um benefício, afinal, trata-se de uma opção legal em solo brasileiro.

Assim, compreendemos que a multipropriedade imobiliária é mais uma das muitas possibilidades de investimentos imobiliários, permitindo valores de aportes mais baixos do que as aquisições tradicionais.

Realizando a escolha certa, é possível usufruir dos benefícios e aproveitar ao máximo essa tendência de moradia.

Para mais assuntos como esse, não deixe de acompanhar nosso Blog. Caso necessite de auxílio para entender ainda mais sobre a multipropriedade imobiliária, basta clicar aqui e agendar um bate papo com nossos especialistas em Direito Imobiliário.

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHE!

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook
E-mail
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o WhatsApp
PODEMOS AJUDAR?
Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 8h30min às 12h e das 14h às 18h