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Veja como planejar uma Sucessão Patrimonial

como planejar uma Sucessão Patrimonial

A sucessão patrimonial pode ser uma excelente estratégia de preparar a sucessão ainda em vida, fazendo com que seus bens sejam protegidos e destinados aos herdeiros de maneira mais simples, com menos burocracias, menores custos e principalmente sem conflitos familiares.

Todo o processo pode ser realizado por meio de testamentos, criação de empresas familiares e diante das regras presentes na lei. Seja qual for a modalidade é crucial o auxílio de um profissional, garantindo que as ferramentas corretas sejam utilizadas.

Esse tema é sem dúvidas muito importante, e, por essa razão, elaboramos este conteúdo. Boa leitura!

O que é Sucessão Patrimonial?

Podemos definir sucessão patrimonial como uma estratégia cujo foco é organizar a maneira com que os bens e direitos serão divididos entre herdeiros ou terceiros após o falecimento do dono do patrimônio.

A ideia é justamente deixar tudo definido ainda em vida, para que supostas disputas judiciais ou brigas familiares sejam evitadas.

O processo de sucessão patrimonial pode ser realizado ainda em vida, por meio de testamentos, empresas familiares ou por regras de acordo com a lei para casos onde não se tem um documento testamental válido.

É importante ressaltar que, mesmo relacionada com o período pós-falecimento, a sucessão do patrimônio pode ser feita ainda em vida, basta que siga as modalidades disponíveis perante os meios legais.

Entenda a importância de uma Sucessão Patrimonial

Realizar um levantamento dos bens ainda em vida pode ser complexo, porém, você evita que os seus familiares tenham que lidar com burocracias e até mesmo desentendimentos durante um momento de fragilidade emocional.

A sucessão patrimonial é de grande importância, considerando a possibilidade de evitar conflitos e reduzir valores dos impostos e dos encargos relacionados com a herança.

Quando bem planejada, a sucessão pode garantir que o patrimônio acumulado seja preservado e transmitido corretamente aos herdeiros, garantindo ainda a continuidade de negócios e a preservação do legado empresarial caso o falecido tenha esse tipo de patrimônio.

De modo geral, essa modalidade é essencial para garantir a proteção do patrimônio e a harmonia entre os entes queridos durante a transferência dos bens.

Saiba como planejar a Sucessão Patrimonial

O planejamento de uma sucessão patrimonial demanda um processo contínuo e dinâmico, mas, com alguns passos, ele pode auxiliar você a realizá-lo de maneira efetiva. Entenda a seguir!

1º) Avalie a situação atual: reúna informações detalhadas sobre todos os seus ativos, passivos e as obrigações financeiras. Nessa primeira etapa, deve ser incluída as propriedades, investimentos, contas bancárias, seguros e principalmente as dívidas.

2º) Defina quais seus objetivos: analise o que quer alcançar realizando um planejamento de sucessão patrimonial. A garantia de segurança financeira, diminuição dos impostos, proteção dos negócios da família e preservação de um legado podem ser ótimas opções.

3º) Tenha auxílio de profissionais: procure por orientações de advogados experientes em Direito Sucessório. Entenda que eles podem ajudar você a criar estratégias baseadas nos seus objetivos e necessidades.

4º) Elabore um testamento: esse documento é crucial, pois especifica a maneira com que você quer que ocorra a distribuição dos bem após seu falecimento. Garanta que o testamento esteja de acordo com as leis.

5º) Diminua as cargas tributárias: planeje de forma estratégica como minimizar o impacto dos impostos mediante as transferências dos bens aos herdeiros. Doações em vida, criação de holding patrimonial para obtenção de isenções fiscais são métodos muito utilizados.

6º) Fale com a sua família: discuta suas ideias de sucessão para que todos estejam cientes das suas intenções, evitando que após seu falecimento ocorram conflitos entre seus familiares.

7º) Revise e atualize regularmente o seu planejamento: esse cuidado em manter o planejamento sempre atualizado garante que ele estará em conformidade com as circunstâncias e objetivos desejados.

Benefícios dessa estratégia

Quando falamos em sucessão patrimonial, referimo-nos a uma estratégia capaz de proporcionar inúmeras vantagens para as famílias e também para a sociedade como um todo.

Sendo assim, confira alguns dos principais benefícios presentes em uma sucessão de patrimônio!

Preservação de patrimônio familiar

A sucessão do patrimônio permite que todos os bens ativos, acumulados com o passar do tempo, consigam ser transmitidos entre as gerações, garantindo assim a continuidade e a preservação do legado familiar imposto.

Continuidade de negócios

Quando se trata de empresas familiares, a sucessão patrimonial é necessária para garantir a continuidade das operações e também a manutenção do seu sucesso com o passar do tempo. Planejar essa sucessão da forma correta pode auxiliar inclusive a garantir que a transição de liderança ocorra de forma tranquila.

Estratégias para planejamento tributário

É possível ter oportunidades para implementar estratégias de planejamento tributário focadas em minimizar o impacto fiscal sobre o patrimônio a ser transferido, e assim garantir mais recursos por mais tempo na família.

Redução de riscos de litígio

Com a sucessão patrimonial, pode-se diminuir os riscos que geram litígio entre os herdeiros. Aqui, o processo do inventário pode ser complexo e mais demorado, afetando consequentemente o acesso dos beneficiários ao patrimônio.

Ademais, pudemos compreender que uma sucessão patrimonial, quando bem planejada, pode proporcionar estabilidade financeira e principalmente uma base sólida para o crescimento e o desenvolvimento futuro para as famílias e todos os envolvidos.

Conte com nossos profissionais especializados em Direito de Sucessão e Planejamento Sucessório para garantir aos seus herdeiros uma divisão justa e dentro dos termos legais.

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  1. Dados pessoais dos titulares

Os dados pessoais serão captados e processados de acordo com os princípios que regem as legislações atinentes a proteção de dados.

  • Os dados pessoais serão processados com TRANSPARÊNCIA (Informações claras e precisas aos titulares)
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  • Os dados pessoais serão exatos e atualizados sempre que se julgar necessário, garantindo a QUALIDADE DOS DADOS
  • Os dados pessoais serão conservados e protegidos, observados os padrões de SEGURANÇA estipulados pela legislação pertinente, sendo adotado medidas técnicas e administrativas a fim de salvaguardar os dados pessoais contra possíveis vazamentos

Ainda o usuário tem direito a exigir, consubstanciado nas GDPR e na LGPD, as seguintes medidas:

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  • É facultado ao usuário receber os dados pessoais que lhe competem e que tenha cadastrado no site, em um formato compreensível e estruturado, de uso corrente e de leitura automática, ainda havendo a faculdade de transmitir esses a outros sites, se assim desejar
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O usuário poderá exercer suas prerrogativas através dos canais de comunicação do site www.bernardi.adv.br ou www.bernardi.com.br com o assunto LGPD – Dados Pessoais com as seguintes informações obrigatórias:

  • Nome completo ou razão social, número do CPF ou CNPJ, endereço de e-mail do usuário e, se for o caso, do seu representante
  • Direito que deseja exercer junto ao site
  • Data do pedido
  • Cópia de documento oficial que comprove a titularidade dos dados

A falta de quaisquer das informações elencadas acima, importará no não atendimento da demanda e exclusão da solicitação enviada. Realizado o pedido nos moldes determinados, o usuário será informado das medidas tomadas pelo site, especialmente no tocante a retificação ou exclusão de dados.

  1. Dados de terceiros

O usuário compromete-se a fornecer somente dados pessoais de sua titularidade e nunca dados de terceiros, sob pena de responsabilização nas esferas civil e penal.

  1. Da anuência do usuário para tratamento dos dados pessoais

Ao utilizar o site, o usuário concorda com a presente Política de Privacidade e Termos de Uso. É permitido ao usuário, se assim desejar, revogar seu consentimento, a qualquer momento, não comprometendo a licitude do tratamento de seus dados pessoais antes da revogação. A revogação do consentimento poderá ser feita pelo e-mail: contato@bernardi.adv.br. O consentimento dos relativamente ou absolutamente incapazes, especialmente de crianças menores de 16 (dezesseis) anos, somente poderá ser realizado, se devidamente assistidos por seus representantes legais. O tratamento dos dados pessoais sem o consentimento do usuário será realizado em razão de interesse legítimo e das hipóteses previstas em lei:

  • Quando necessário para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
  • Quando exigido pela administração pública, para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis e regulamentos ou respaldadas em contratos, convênios ou instrumentos congêneres;
  • Quando exigido para a realização de estudos por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;
  • Quando necessário para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados;
  • Para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, esse último nos termos da Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996 (Lei de Arbitragem);
  • Para a proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro;
  • Para a tutela da saúde, exclusivamente, em procedimento realizado por profissionais de saúde, serviços de saúde ou autoridade sanitária;
  • Quando necessário para atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro, exceto no caso de prevalecerem direitos e liberdades fundamentais do titular que exijam a proteção dos dados pessoais; ou
  • Para a proteção do crédito, inclusive quanto ao disposto na legislação pertinente.

 

  1. Da finalidade do tratamento dos dados pessoais

Os dados pessoais do usuário coletados pelo site têm por finalidade atender os compromissos avençados com usuário através do preenchimento dos formulários disponibilizados no site. Os dados pessoais poderão ser utilizados também com uma finalidade comercial, para personalizar o conteúdo oferecido ao usuário, bem como dar subsídio ao site para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. O tratamento de dados pessoais para finalidades não previstas nesta Política de Privacidade somente ocorrerá mediante comunicação prévia ao usuário, sendo que as obrigações e direitos aqui previstos permanecem incólumes.

  1. Da conservação dos dados pessoais

Os dados pessoais do usuário serão mantidos por período não superior ao exigido para cumprir os objetivos em razão dos quais eles são processados, sendo averiguado os seguintes critérios de cumprimento do propósito e finalidade a que se destinou. Ainda, os dados pessoais dos usuários poderão ser mantidos após o término do seu tratamento nas seguintes hipóteses:

  • cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador
  • estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais
  • transferência a terceiros, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados
  • para uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados

 

  1. Do compartilhamento dos dados pessoais com terceiros e empresas parceiras

Os dados pessoais do usuário poderão ser compartilhados com parceiros comerciais, no Brasil ou no Exterior, com o objetivo de atender as finalidades dispostas nessa política. Essencialmente para operadores de tratamento de dados que obedecerão estritamente a Finalidade estipulada pela Bernardi Advogados Associados, como por exemplo, provedores de sistemas de TI, sistemas de armazenamento em Cloud, parceiros comerciais, serviços relacionados a Recursos Humanos e autoridades governamentais. O site se compromete a garantir a proteção dos seus dados de acordo com as regras mais rigorosas, por meio de cláusulas contratuais específicas para determinada transferência, cláusulas-padrão contratuais, normas corporativas, certificados e códigos de conduta regularmente emitidos.

  1. Dos responsáveis pelo tratamento de dados (data controller e data protection officer)

O controlador (data controller) é a pessoa responsável pelo tratamento dos dados pessoais do usuário, sendo quem determina as finalidades e os meios de tratamento de dados pessoais. Neste site, o responsável pelo tratamento dos dados pessoais coletados é a empresa Bernardi Advogados Associados, que poderá ser contatada pelo e-mail contato@bernardi.adv.br. O encarregado de proteção de dados (data prottection officer) é o profissional encarregado de informar e aconselhar e controlar o responsável pelo tratamento dos dados, bem como os trabalhadores que tratem os dados, a respeito das obrigações do site nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Marco Civil da Internet e demais disposições legais nacionais e internacionais sobre o tema, em cooperação com a autoridade de controle competente. Neste site, o encarregado poderá ser contatado pelo e-mail contato@bernardi.adv.br.

  1. Da segurança no tratamento dos dados pessoais

O site utiliza as técnicas de segurança adequadas e disponíveis no mercado aptas a proteger os dados pessoais de seus usuários de acessos não autorizados e de situações de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão de tais dados, se comprometendo a tratar os dados pessoais dos usuários com confidencialidade, dentro dos limites legais. O site conta com certificado SSL (Secure Socket Layer) que garante que os dados pessoais se transmitam de forma segura e confidencial, de maneira que a transmissão de dados entre o servidor e o usuário, e em retroalimentação, ocorra de maneira totalmente cifrada ou encriptada. O site se exime de responsabilidade por força maior, caso fortuito e culpa exclusiva de terceiro, tais como: ataque de hackers ou crackers, ou culpa exclusiva do usuário que transfere inadvertidamente os seus dados a terceiros. O site se compromete a comunicar o usuário em prazo adequado caso ocorra algum tipo de vazamento ou violação de segurança de seus dados pessoais, após e devidamente comunicado a agência reguladora pela proteção de dados.

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