Blog

Tudo o que você precisa saber sobre o FII

Você já ouviu falar em FII? Esse Fundo de Investimentos Imobiliários é baseado em cotas, e o seu rendimento ocorre por meio do Fundo, sendo atribuído aos cotistas os rendimentos mensais do imóvel.

Assim, os imóveis que são adquiridos por meio do FII terão renda com a locação, venda ou arrendamento, sendo um Fundo caracterizado por meio de recursos captados e investimento de valores para rentabilizar o capital.

Continue acompanhando e saiba mais sobre esse assunto tão importante!
Entenda como o Fundo de Investimento Imobiliários funciona
Para o seu funcionamento, o FII demanda um gestor especializado, o qual realiza diariamente o acompanhamento do patrimônio e do mercado.

Assim, as construtoras conseguem financiar a obra, tornando parte do bem imóvel adquirido em cotas do Fundo. Isso faz com que cada cotista receba um valor proporcional dos aluguéis pagos.

Com base em resultados, esse gestor realiza as alocações necessárias, sempre com foco na rentabilidade máxima. Para isso, grande parte dos fundos comprados para imóveis comerciais tem um bom potencial para conseguir renda por meio da locação.
Afinal, o que é o FII?
O Fundo de Investimentos Imobiliários, também conhecido como FII, é um tipo de fundo para investimento, o qual se aplica em empreendimentos imobiliários (hospitais, prédios comerciais ou ativos relacionados, como CRIs).

Quando cotas de FII são adquiridas, o adquirente se torna um dos donos do imóvel em questão, passando a receber os rendimentos de aluguéis.

As cotas são negociadas por meio da Bolsa de Valores, onde o investidor as adquire para participar dos rendimentos do Fundo. De modo geral, os Fundos de Investimentos Imobiliários são uma boa alternativa de mercado financeiro, principalmente para quem quer usufruir do segmento imobiliário, sem a necessidade de investimentos diretos em propriedades físicas.
Saiba quais as vantagens e desvantagens em investir no FII
Como todos os investimentos, existem as vantagens e desvantagens em apostas com os fundos imobiliários, e com o FII não seria diferente. Confira a seguir!

Vantagens:

maneira barata de investir em imóveis de alto padrão, tendo em vista não conseguir realizar a compra por meio de outras estratégias;
diversidade no investimento, onde somente um Fundo pode investir em salas comerciais e shoppings;
cotas com baixo valor, possibilitando aos pequenos investidores acesso ao tipo de investimento;
isenção do Imposto de Renda Pessoa Jurídica para o investimento;
2 modelos distintos de ganho, seja com a valorização da cota ou com rendimentos mensais, acima de aluguéis e títulos simples;
o investidor não tem nenhuma responsabilidade administrativa com os imóveis;
clareza em estar fazendo um bom negócio, considerando que os preços das cotas são negociados no novo mercado da Bolsa de Valores.

Desvantagens:

os investimentos não contam com as garantias do Fundo Garantidor de Crédito;
o investidor deve ficar atento às taxas administrativas que são praticadas pelo gestor, as quais podem ser altas, impactando a rentabilidade do Fundo;
não se tem influência de cotista sobre as decisões gerenciais do Fundo, como a compra e venda de imóveis, por exemplo.
Conheça os principais tipos de FII
Mesmo que todos os Fundos de Investimentos Imobiliários tenham o foco em ativos do mercado imobiliário, eles apresentam diferenças de acordo com o tipo de investimento que realizam.

Na prática existem três tipos de fundos: fundos de tijolo, fundos de papel e fundos de fundos. Porém, tem-se as seguintes subdivisões: fundos de desenvolvimento e fundos de compra e venda.

A seguir, será possível entender melhor as classificações e subdivisões. Confira!
Fundos de Tijolo
A renda se dá por aqueles que compram ou que constroem imóveis com a intenção de gerar renda com aluguel. Os fundos de tijolo costumam pagar rendimentos com periodicidade aos cotistas, os quais se referem aos aluguéis que são pagos pelos inquilinos.

De maneira geral, os fundos de tijolo investem em empreendimentos físicos, como lajes corporativas, shoppings centers, hotéis, galpões, indústrias, hospitais e instituições de ensino.
Fundos de Desenvolvimento
Os fundos de tijolo investem na construção de imóveis com o intuito de lucrar com as vendas enquanto os empreendimentos ainda estão em construção.
Fundos de Compra e Venda
Quando voltados para a valorização dos imóveis, os fundos de tijolo podem atuar comprando, vendendo e reformando empreendimentos para venda. O foco principal é lucrar pelas negociações dos imóveis.

Assim, a ideia base é comprar as unidades enquanto o mercado está com os valores em baixa e vendê-las em período de alta, assim o rendimento pode ser variável.
Fundos de Papel
Esse tipo de fundo investe em títulos de renda fixa, que são utilizados para financiar o mercado imobiliário. É o que ocorre com as Letras de Crédito Imobiliário – LCI e o Certificados de Recebíveis Imobiliários – CRI.

De modo geral, os CRIs são títulos emitidos por securitizados, os quais conferem a um investidor o direito de receber seus créditos por meio de um financiamento imobiliário. Por outro lado se tem as LCIs, que são emitidas por meio de instituições financeiras que pretendem captar recursos para a concessão do crédito imobiliário.
Fundos de Fundos
Os FIIs relacionados com os Fundos de Fundos investem em cotas de diferentes fundos imobiliários, o que os tornam bastante diversificados. Desse modo, é possível que sejam vantajosos para investidores que pretendem escolher os fundos na hora de montar uma carteira.

Com isso, o investimento se torna diversificado e com a necessidade de poucos recursos. Portanto, por contarem com uma maior diversidade, a remuneração também pode ser variável.

Assim, investir no FII pode parecer algo simples, onde o investidor apenas compra a cota do Fundo e aguarda os rendimentos. Porém, não é bem assim, tornando-se fundamental se atentar a pontos importantes como a qualidade de cada escolha institucional e as opções disponíveis.

Caso queira começar a aproveitar os benefícios dos Fundos de Investimentos Imobiliários, é superimportante contar com profissionais especializados.

A Bernardi Advogados Associados atua no ramo imobiliário de forma transparente e direta, auxiliando você a compreender qual é o melhor investimento, ou ainda, entrar com ações para recebimentos dos seus direitos.

Clique aqui, fale com nossos especialistas e inicie o seu FII.

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHE!

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook
E-mail
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o WhatsApp
PODEMOS AJUDAR?
Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 8h30min às 12h e das 14h às 18h