WhatsApp

Entenda as diferenças entre o Seguro DFI e o Seguro Contra Enchente

Entenda as diferenças entre o Seguro DFI e o Seguro Contra Enchente

Seguro DFI e seguro contra enchente: será que contam com a mesma cobertura ou são diferentes?

Por um lado temos o DFI - seguro que cobre inúmeros danos físicos ao imóvel segurado; e do outro,  o seguro contra enchente - que  cobre apenas danos causados pelas inundações.

O assunto pode gerar dúvidas, afinal, os proprietários precisam considerar as suas necessidades e definir a melhor opção. Ao longo deste conteúdo será possível conhecer cada um desses seguros, suas diferenças e muito mais. Ótima leitura!

Seguro DFI

O seguro DFI é uma modalidade de seguro habitacional, sendo conhecido como seguro de Danos Físicos ao Imóvel. Mediante a Lei nº 4.380/64 e o Decreto nº 73/66, o DFI é considerado um dos seguros obrigatórios mediante a solicitação de um financiamento imobiliário.

Destinado especificamente aos imóveis, o seguro DFI cobre danos à integridade física do imóvel, seja ele comprado ou alugado. Assim, os principais incidentes cobertos são:

 

  • incêndio, raios, explosões;

  • alagamentos, enchentes, inundações;

  • vendavais;

  • destelhamento do imóvel;

  • desmoronamento total ou parcial;

  • risco identificado de desmoronamento;

  • situações que comprometam o imóvel a ser habitado.

 

Vantagens:

 

  • Coberturas abrangentes: cobre uma ampla variedade de eventos (incêndios, explosões, vendavais, quedas de raios, enchentes e terremotos), incluindo a estrutura do imóvel;

  • Segurança financeira: o DFI pode cobrir os custos de reparo ou construção, diminuindo os gastos do morador;

  • Recuperação rápida: facilita a recuperação e o retorno à normalidade após eventos catastróficos. O fato dos reparos serem iniciados de forma rápida deixa o morador mais tranquilo, tendo em vista que o imóvel estará protegido;

  • Coberturas flexíveis: em algumas seguradoras, o segurado pode personalizar a apólice, escolhendo a que mais se enquadra nas suas necessidades e principalmente no seu orçamento.

 

Desvantagens:

 

  • Alto custo: os valores do seguro DFI podem ser altos, principalmente para imóveis localizados em áreas de risco, podendo ainda terem aumento anual, indo de acordo com a inflação, sinistros anteriores ou mudanças no valor do imóvel segurado;

  • Cobertura limitada: é possível que se tenha um teto máximo para os valores das coberturas, não sendo o suficiente para cobrir os danos causados por eventos catastróficos. Algumas apólices do seguro DFI contam com exclusões, como para danos vindos da falta de manutenção, vandalismo e desgastes naturais;

  • Carência: pode-se ter um período de carência, tornando o imóvel desprotegido até que o prazo seja cumprido;

  • Avaliações frequentes: toda alteração feita no imóvel, que seja relacionada com a sua estrutura, pode demandar revisão da apólice, aumentando os custos e a sua complexidade.

 

Seguro Contra Enchente

O seguro contra enchente é uma cobertura adicional oferecida pelas seguradoras a fim de proteger imóveis contra danos causados por inundações. É uma modalidade que pode ser importante, principalmente para as localidades mais propensas a sofrer com essas situações. 

A aquisição desse seguro pode ocorrer por apólice separada ou por meio de uma extensão da apólice de seguro residencial já existente. 

Quando se trata das coberturas, o seguro contra enchente pode ser dividido em inundações naturais, o qual cobre os danos que foram causados por fortes chuvas, raios, rios que transbordaram e tempestades tropicais. Ou ainda, as inundações causadas pelo homem, e que pode ter cobertura para enchentes causadas pelo rompimento de barragens, vazamento dos sistemas de água e demais incidentes.

 

Vantagens:

 

  • Proteção financeira: possui cobertura de custos para reparo ou a substituição de bens danificados, reduzindo o impacto financeiro;

  • Tranquilidade: deixa o morador mais tranquilo, sabendo que existe um plano de recuperação caso ocorra uma enchente;

  • Recuperação rápida: promove uma restauração facilitada, fazendo com que tudo volte ao normal de maneira mais ágil após enchentes.

 

Desvantagens:

 

  • Custos altos: locais com mais riscos de enchentes podem ter que pagar valores mais altos, tornando o seguro contra enchente inviável para muitos proprietários. Em alguns casos, somente uma parte dos danos é coberta; 

  • Cobertura limitada: algumas apólices de seguro contam com exclusões específicas (danos gerados por negligência ou falta de manutenção adequada), tendo ainda limite máximo para o valor pago pela seguradora em casos de sinistros, o qual não é suficiente para arcar com os danos da enchente;

  • Burocracia: solicitar o uso do seguro pode demandar muita burocracia, o que inclui apresentar provas detalhadas dos danos, sendo um desafio em casos de grande destruição;

  • Dependência dos fatores externos: o aumento de chuvas e a frequência das enchentes podem aumentar os prêmios, tornando o seguro inacessível.

 

Saiba quais as diferenças entre essas modalidades de seguro

O seguro DFI e o seguro contra enchente são responsáveis em oferecer proteção para propriedades, porém, contam com diferenças significativas.

De grande abrangência, o seguro DFI cobre inúmeros danos físicos à estrutura do imóvel, incluindo danos que foram causados por incêndio, enchentes, vendavais, desmoronamentos e muitos outros. Ou seja, seu objetivo é proteger a propriedade contra riscos comuns, proporcionando coberturas gerais para os moradores.

Por outro lado, o seguro contra enchente tem foco exclusivo em danos que são causados por enchentes e inundações, incluindo aqueles causados por rios que transbordam, chuvas intensas, tempestades tropicais e demais eventos similares. Sua principal atuação é proteger de maneira especializada o imóvel, proporcionando segurança adicional nas áreas mais afetadas.

De uma forma geral, a escolha do seguro deve ir de acordo com a necessidade de cada morador e do local em que reside.

No caso do Rio Grande do Sul, as duas modalidades podem ser utilizadas por quem conta com a apólice de seguro, e infelizmente perdeu seu imóvel ou teve danos decorrentes das enchentes.

Para mais informações como essas, acesse nosso Blog! Diante de qualquer dúvida, nossa equipe está à disposição para saná-la!