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Contrato Imobiliário: o que é, sua importância e os principais tipos

Em algum momento você já assinou ou viu um contrato imobiliário, certo? Esses documentos são responsáveis por comprovar e regulamentar operações imobiliárias entre partes diante de um determinado imóvel.

Quando bem realizado, ele pode proporcionar segurança jurídica, garantindo que o negócio esteja dentro dos termos legais e longe de problemas que possam gerar prejuízos financeiros e perda de tempo.

Ao longo desse conteúdo será possível entender a sua importância e ainda, conhecer detalhadamente os principais tipos de contrato. Boa leitura!
Importância dos Contratos Imobiliários
A elaboração correta de um contrato imobiliário faz toda a diferença nas transações que envolvam imóveis, fazendo com que a compreensão das cláusulas e demais requisitos seja necessária.

Assim, entende-se que os contratos imobiliários são essenciais para transmitir informações detalhadas, considerando a individualidade de cada caso, sempre deixando explícita as obrigações das partes mediante a assinatura do documento.

7 tipos de Contrato Imobiliário que você precisa conhecer

Toda negociação imobiliária demanda cuidado, principalmente na elaboração dos contratos. Antes de mais nada, é preciso conhecer os principais tipos, facilitando na hora de escolher o ideal para a sua transação.

1- Contrato de compra e venda

Esse é um dos modelos mais conhecidos, tratando-se de um documento de segurança jurídica onde duas ou mais partes firmam negócio de relação patrimonial. O contrato de compra e venda só passa a ser válido quando os requisitos legais são atendidos e os envolvidos cumpram as obrigações sem nenhum tipo de punição.

2- Contrato de permuta

A permuta de imóveis é uma negociação entre duas partes que têm interesse em realizar a troca dos seus bens, como casas, apartamentos, prédios comerciais, terrenos etc. As condições desse tipo de contrato dependem exclusivamente da negociação que foi acordada entre os envolvidos.

3- Contrato de locação

Outro modelo muito conhecido, esse contrato registra de maneira formal a negociação entre o locador e o locatário, o qual permite o uso de um imóvel dentro de um período predeterminado e mediante o pagamento correto do aluguel.

Esse tipo de contrato é regulamentado pela Lei de Locações nº 8.245/91, sendo rodeado de normas que devem ser obrigatoriamente cumpridas.

4- Contrato de financiamento imobiliário

Emitido por instituição financeira no processo de compra e venda, ele determina operações em que a parte financeira disponibiliza recursos para que o comprador possa realizar investimentos previamente acordados, nesse caso, a compra de um imóvel.

5- Contrato de corretagem

Trata-se de um acordo bastante conhecido no setor imobiliário, sendo que esse contrato de corretagem atua na intermediação de uma venda ou locação de um bem. Regido pelo Código Civil entre os artigos 722 a 729, o corretor tem a obrigatoriedade em realizar uma mediação prudente, prestando ao cliente todas as informações relacionadas ao andamento do negócio.

6- Contrato de incorporação imobiliária

O termo incorporação imobiliária foi normatizado pela Lei 4.591/64, sendo um contrato de atividade empresária, sujeito a regras de acordo com o Art. 28 da Lei em questão, o qual define como uma atividade exercida com o intuito de promover e realizar construção para alienação total ou parcial de edificações ou conjuntos de unidades autônomas.

7- Contrato de arrendamento rural

Esse contrato é denominado agrário, onde uma pessoa se obriga a ceder a outra o uso do imóvel rural, seja por tempo determinado ou não. Ou seja, visa exercer em terras alheias atividades de exploração agrícola, pecuária e agroindustrial, dentro dos termos presentes no Decreto nº 59.566/66.

Elementos que todo contrato imobiliário deve ter

Mesmo que cada contrato tenha suas particularidades, alguns elementos e cláusulas são obrigatórios em todo o tipo de contrato imobiliário, como:

  • Identificação das partes: deve conter qualificação, estado civil, endereço, telefone e e-mail das partes envolvidas. Informações essas que são incluídas no inicio do contrato;
  • Condições comerciais: é necessário constar as condições de negociação, incluindo, por exemplo, as condições de pagamento. Além disso, é importante que tenha os dados bancários e a definição do objeto em negociação (compra de um imóvel localizado na Rua x, Bairro X, Cidade x, Cep 00000-000, índice cadastral de número xxxx, com área de x m²);
  • Certidões negativas: a emissão das certidões atua como uma validação se existe ou não pendências administrativas e/ou judiciais mediante a operação imobiliária a ser realizada;
  • Posse: independentemente do contrato, a data de entrega das chaves deve estar clara, fazendo com que o não cumprimento seja revertido em multas;
  • Penalidades: ter cláusulas diretas e objetivas sobre as possíveis penalidades (multas e juros por atraso);
  • Rescisão: todo contrato imobiliário deve ter uma cláusula destinada à possibilidade e às regras para uma possível rescisão;
  • Assinaturas e testemunhas: o último tópico necessário é a assinatura das partes juntamente com mais duas testemunhas a fim de garantir segurança para as partes contra possíveis fraudes.

Assim, identificamos os pontos essenciais que todo contrato imobiliário deve conter, incluindo as características dos principais deles.

É comum que algumas transações imobiliárias demandem procedimentos burocráticos. Por esse motivo, na hora de decidir sobre um contrato, recomenda-se uma assessoria jurídica especializada. Isso se faz necessário, para que se tenha uma avaliação completa a fim de evitar problemas futuros.

Por último e não menos importante, assegure-se que todas as cláusulas estejam corretas antes de assinar o contrato.

Caso tenha ficado dúvidas ou necessite de auxílio judicial, fale com a nossa equipe. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil a você. Aproveite e acesse o Blog da Bernardi para ficar por dentro de muitos outros assuntos!

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Política de Privacidade e Termos de Uso
  1. Informações gerais

O presente instrumento tem como finalidade definir a política de privacidade e termos dos usuários que acessam o website www.bernardi.adv.br ou www.bernardi.com.br. O escopo é justamente definir como serão tratados os dados pessoais dos usuários que acessem a plataforma, permitindo que tenham conhecimento que tipos de dados serão coletados, o motivo e a finalidade que será empregada. Ainda, é possível que o usuário altere, atualize ou peça a exclusão dos seus dados. A Política de Privacidade tem como norte e encontra-se em conformidade com o Marco Civil da Internet (Lei Federal 12.965/14), com a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/18) e a General Data Protection Regulation (EU GDPR 2016/679), podendo ser atualizada de acordo com a vigência e alteração das regras normativas. Na eventualidade de alteração, todos os usuários que concordem em receber notificações e comunicações do presente site serão notificados a despeito das alterações perpetradas. De qualquer sorte, recomenda-se que o usuário visite esta seção para maiores informações.

  1. Dados pessoais dos titulares

Os dados pessoais serão captados e processados de acordo com os princípios que regem as legislações atinentes a proteção de dados.

  • Os dados pessoais serão processados com TRANSPARÊNCIA (Informações claras e precisas aos titulares)
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  • Os dados pessoais serão exatos e atualizados sempre que se julgar necessário, garantindo a QUALIDADE DOS DADOS
  • Os dados pessoais serão conservados e protegidos, observados os padrões de SEGURANÇA estipulados pela legislação pertinente, sendo adotado medidas técnicas e administrativas a fim de salvaguardar os dados pessoais contra possíveis vazamentos

Ainda o usuário tem direito a exigir, consubstanciado nas GDPR e na LGPD, as seguintes medidas:

  • O titular dos dados tem o direito de obter confirmação do site de que seus dados pessoais estão sendo tratados ou se encontram na base de dados, e se confirmado referida hipótese, terá direito de acessar quais os dados a plataforma possui
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  • É facultado ao usuário receber os dados pessoais que lhe competem e que tenha cadastrado no site, em um formato compreensível e estruturado, de uso corrente e de leitura automática, ainda havendo a faculdade de transmitir esses a outros sites, se assim desejar
  • O usuário tem o direito de não ser submetido a decisões automatizadas tomadas pelo site através do tratamento de dados, tais como profiling, ou que afetem e produzam efeitos jurídicos além dos especificamente propostos pelo site. Ainda o usuário poderá se opor ao tratamento de dados que sejam desnecessários a finalidade proposta

O usuário poderá exercer suas prerrogativas através dos canais de comunicação do site www.bernardi.adv.br ou www.bernardi.com.br com o assunto LGPD – Dados Pessoais com as seguintes informações obrigatórias:

  • Nome completo ou razão social, número do CPF ou CNPJ, endereço de e-mail do usuário e, se for o caso, do seu representante
  • Direito que deseja exercer junto ao site
  • Data do pedido
  • Cópia de documento oficial que comprove a titularidade dos dados

A falta de quaisquer das informações elencadas acima, importará no não atendimento da demanda e exclusão da solicitação enviada. Realizado o pedido nos moldes determinados, o usuário será informado das medidas tomadas pelo site, especialmente no tocante a retificação ou exclusão de dados.

  1. Dados de terceiros

O usuário compromete-se a fornecer somente dados pessoais de sua titularidade e nunca dados de terceiros, sob pena de responsabilização nas esferas civil e penal.

  1. Da anuência do usuário para tratamento dos dados pessoais

Ao utilizar o site, o usuário concorda com a presente Política de Privacidade e Termos de Uso. É permitido ao usuário, se assim desejar, revogar seu consentimento, a qualquer momento, não comprometendo a licitude do tratamento de seus dados pessoais antes da revogação. A revogação do consentimento poderá ser feita pelo e-mail: contato@bernardi.adv.br. O consentimento dos relativamente ou absolutamente incapazes, especialmente de crianças menores de 16 (dezesseis) anos, somente poderá ser realizado, se devidamente assistidos por seus representantes legais. O tratamento dos dados pessoais sem o consentimento do usuário será realizado em razão de interesse legítimo e das hipóteses previstas em lei:

  • Quando necessário para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
  • Quando exigido pela administração pública, para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis e regulamentos ou respaldadas em contratos, convênios ou instrumentos congêneres;
  • Quando exigido para a realização de estudos por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;
  • Quando necessário para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados;
  • Para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, esse último nos termos da Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996 (Lei de Arbitragem);
  • Para a proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro;
  • Para a tutela da saúde, exclusivamente, em procedimento realizado por profissionais de saúde, serviços de saúde ou autoridade sanitária;
  • Quando necessário para atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro, exceto no caso de prevalecerem direitos e liberdades fundamentais do titular que exijam a proteção dos dados pessoais; ou
  • Para a proteção do crédito, inclusive quanto ao disposto na legislação pertinente.

 

  1. Da finalidade do tratamento dos dados pessoais

Os dados pessoais do usuário coletados pelo site têm por finalidade atender os compromissos avençados com usuário através do preenchimento dos formulários disponibilizados no site. Os dados pessoais poderão ser utilizados também com uma finalidade comercial, para personalizar o conteúdo oferecido ao usuário, bem como dar subsídio ao site para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. O tratamento de dados pessoais para finalidades não previstas nesta Política de Privacidade somente ocorrerá mediante comunicação prévia ao usuário, sendo que as obrigações e direitos aqui previstos permanecem incólumes.

  1. Da conservação dos dados pessoais

Os dados pessoais do usuário serão mantidos por período não superior ao exigido para cumprir os objetivos em razão dos quais eles são processados, sendo averiguado os seguintes critérios de cumprimento do propósito e finalidade a que se destinou. Ainda, os dados pessoais dos usuários poderão ser mantidos após o término do seu tratamento nas seguintes hipóteses:

  • cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador
  • estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais
  • transferência a terceiros, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados
  • para uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados

 

  1. Do compartilhamento dos dados pessoais com terceiros e empresas parceiras

Os dados pessoais do usuário poderão ser compartilhados com parceiros comerciais, no Brasil ou no Exterior, com o objetivo de atender as finalidades dispostas nessa política. Essencialmente para operadores de tratamento de dados que obedecerão estritamente a Finalidade estipulada pela Bernardi Advogados Associados, como por exemplo, provedores de sistemas de TI, sistemas de armazenamento em Cloud, parceiros comerciais, serviços relacionados a Recursos Humanos e autoridades governamentais. O site se compromete a garantir a proteção dos seus dados de acordo com as regras mais rigorosas, por meio de cláusulas contratuais específicas para determinada transferência, cláusulas-padrão contratuais, normas corporativas, certificados e códigos de conduta regularmente emitidos.

  1. Dos responsáveis pelo tratamento de dados (data controller e data protection officer)

O controlador (data controller) é a pessoa responsável pelo tratamento dos dados pessoais do usuário, sendo quem determina as finalidades e os meios de tratamento de dados pessoais. Neste site, o responsável pelo tratamento dos dados pessoais coletados é a empresa Bernardi Advogados Associados, que poderá ser contatada pelo e-mail contato@bernardi.adv.br. O encarregado de proteção de dados (data prottection officer) é o profissional encarregado de informar e aconselhar e controlar o responsável pelo tratamento dos dados, bem como os trabalhadores que tratem os dados, a respeito das obrigações do site nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Marco Civil da Internet e demais disposições legais nacionais e internacionais sobre o tema, em cooperação com a autoridade de controle competente. Neste site, o encarregado poderá ser contatado pelo e-mail contato@bernardi.adv.br.

  1. Da segurança no tratamento dos dados pessoais

O site utiliza as técnicas de segurança adequadas e disponíveis no mercado aptas a proteger os dados pessoais de seus usuários de acessos não autorizados e de situações de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão de tais dados, se comprometendo a tratar os dados pessoais dos usuários com confidencialidade, dentro dos limites legais. O site conta com certificado SSL (Secure Socket Layer) que garante que os dados pessoais se transmitam de forma segura e confidencial, de maneira que a transmissão de dados entre o servidor e o usuário, e em retroalimentação, ocorra de maneira totalmente cifrada ou encriptada. O site se exime de responsabilidade por força maior, caso fortuito e culpa exclusiva de terceiro, tais como: ataque de hackers ou crackers, ou culpa exclusiva do usuário que transfere inadvertidamente os seus dados a terceiros. O site se compromete a comunicar o usuário em prazo adequado caso ocorra algum tipo de vazamento ou violação de segurança de seus dados pessoais, após e devidamente comunicado a agência reguladora pela proteção de dados.

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