Blog

Conheça os tipos de holding

Holding é uma importante ferramenta utilizada por empresas e também por famílias para a administração patrimonial.

Ela pode ser de diferentes tipos: pura, mista, familiar, administrativa, de controle e de participação.

E aqui, neste conteúdo, você vai descobrir mais sobre cada uma e qual é a ideal para a sua família ou empresa.

Vamos nessa? Acompanhe-nos até o final e boa leitura.

O que é uma holding?

Antes de conhecermos todos os tipos de holding, é preciso ter bem definido o que é uma holding. Trata-se de uma empresa criada para gerir bens e administrar empresas, sem necessariamente produzir outros bens ou serviços.

Em outras palavras, holding é uma empresa criada para controlar e administrar outras empresas a fim de gerir todo o patrimônio, de forma eficiente.

Esse novo modelo de negócio está sendo cada vez mais adotado tanto por empresas quanto por famílias para a gestão patrimonial e o planejamento sucessório.

Holding pura

Como o próprio nome diz, a holding pura é a empresa criada apenas para uma finalidade específica, qual seja, administrar a participação em outras empresas que operam em diferentes setores, como indústria, comércio e serviços.

E como funciona a holding pura? Ela adquire ações ou cotas de outras empresas (as chamadas subsidiárias) e, com isso, tem o poder de decisão sobre elas.

A holding pura visa facilitar a administração de um grupo de empresas, garantindo que as atividades das subsidiárias estejam alinhadas com os objetivos do grupo.

Já no contexto familiar, a holding pura pode ser criada para simplificar a transferência de bens e controle para os herdeiros, minimizando conflitos e custos. Logo, ela vai facilitar a administração e organizar a sucessão patrimonial.

Holding mista

Já a holding mista é uma “mistura” de uma holding pura com atividades operacionais que produzem bem ou prestam serviços.

A holding mista possui ações ou cotas de empresas subsidiárias, semelhante à holding pura. Só que, além de exercer o controle sobre elas, a mista também irá atuar diretamente no mercado oferecendo bens ou serviços.

Na prática, a holding mista diversifica as fontes de receita da empresa, combinando os rendimentos das próprias operações com os dividendos de suas participações em subsidiárias.

Quer um exemplo para entender melhor? Suponha uma empresa de consultoria que possui participações em outras empresas de tecnologia e, ao mesmo tempo, oferece seus próprios serviços de consultoria no mercado. Isso permite aproveitar o conhecimento do setor e aumentar a oferta de serviços.

Como podemos observar, a holding mista combina a posse e administração de participações com atividades de serviço, comerciais ou industriais próprias.

Holding familiar

A holding familiar é uma importante ferramenta de planejamento sucessório. Trata-se da criação de uma empresa criada pelos membros de uma família, onde todos os bens são centralizados nessa holding.

Quando falamos todos os bens, queremos dizer imóveis, móveis, investimentos, participações em outras empresas e ativos que pertencem aos membros da família. Isto é, a holding familiar passa a ser a proprietária de todo o patrimônio.

Você pode estar pensando: “Qual a vantagem de abrir uma holding familiar?”. Pois bem, este tipo de empresa protege os bens da família contra possíveis problemas legais e financeiros de seus membros.

E não é só isso: ela facilita a transferência de bens para as próximas gerações. Por isso, é uma das ferramentas mais utilizadas em substituição ao inventário. Sem contar nos inúmeros benefícios fiscais, como a redução dos impostos sobre doações e heranças. Uma série de vantagens em termos de gestão, proteção e planejamento sucessório, não é mesmo?

Holding administrativa

A holding administrativa é a empresa criada para focar exclusivamente a gestão e o controle das empresas subsidiárias, e isso pode incluir decisões sobre gestão, política empresarial, direção estratégica, estratégia de mercado e recursos humanos.

Veja que a holding administrativa é uma estrutura de empresa que centraliza a administração e o controle das suas subsidiárias, sem realizar atividades operacionais próprias. Assim, é possível realizar uma gestão mais eficiente, ter economias de escala, alocar melhor os recursos e reduzir riscos.

Holding de controle

Este tipo de holding tem por finalidade controlar as empresas subsidiárias através da posse majoritária das ações ou cotas, podendo variar de 50% +1 ou até 100% das ações com direito a voto. Dessa forma, a holding de controle vai garantir os controles administrativo e estratégico das subsidiárias.

Esse controle inclui a nomeação de diretores e executivos, bem como a definição de políticas corporativas e supervisão das operações.

Embora cada subsidiária possa ter a própria equipe de gestão, a holding de controle supervisiona as direções estratégicas, financeiras e operacionais, assegurando que todas as subsidiárias estejam alinhadas com os objetivos gerais do grupo empresarial.

Holding de participação

Diferentemente dos outros tipos, a holding de participação não tem envolvimento nas operações diárias das empresas nas quais possui participação. Muito pelo contrário: a finalidade deste tipo de holding é gerenciar essas participações para obter retorno sobre os investimentos, como compra, venda ou manutenção de ações conforme as condições do mercado.

A participação nas empresas pode variar de minoria a maioria das ações, dependendo da estratégia adotada pelo grupo. Assim, a holding de participação pode diversificar o seu portfólio de participações nos mais variados setores e mercados, reduzindo o risco associado a qualquer investimento individual.

Conclusão

Você chegou ao final da leitura e agora já sabe o que é uma holding, que nada mais é do que uma empresa criada para controlar e administrar o patrimônio de outra empresa ou de um grupo familiar.

Os benefícios de uma holding são inúmeros, como controle e proteção de ativos, vantagens fiscais e a facilitação da sucessão patrimonial.

Agora que você conhece cada tipo de holding, conte com nossos profissionais especializados em Direito de Sucessão e Planejamento Sucessório para encontrar o melhor tipo de holding para o seu caso.

Para mais informações como essas, acesse nosso blog! Diante de qualquer dúvida, nossa equipe está à disposição para saná-la.

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHE!

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook
E-mail
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o WhatsApp
PODEMOS AJUDAR?
Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 8h30min às 12h e das 14h às 18h