Blog

Como funciona o regime normal de tributação para incorporações imobiliárias?

As empresas incorporadoras imobiliárias podem optar tanto pelo regime especial de tributação quanto pelo regime normal, de acordo com as características de cada pessoa jurídica. Tal possibilidade foi concedida pela legislação fiscal, face ao fato da construção civil gerar muitos empregos e construir empreendimentos para pessoas de baixa renda.
Diante dessas situações, foi preciso estabelecer parâmetros e incentivos fiscais para manter as operações econômicas das incorporadoras em pleno funcionamento.
A edição da Lei 13970/2019, promoveu recentes alterações para o setor, de forma a incrementar os negócios.

Certamente um assunto relevante para as empresas incorporadoras imobiliárias, sobre o qual trataremos a seguir.
Confira!

O que são incorporações imobiliárias?

As incorporações imobiliárias consistem no conjunto de atividades voltadas para a edificação de unidades imobiliárias autônomas residenciais ou comerciais.
Tais atividades são desenvolvidas por incorporadoras ou construtoras de obras civis. Com isso, as incorporações devem ser registradas por contratos especificando variáveis como:
1. Localização do empreendimento;
2. Finalidade das unidades imobiliárias;
3. Área total do empreendimento, definindo também a externa, interna, de uso comum e privativo;
4. Número de unidades a serem construídas;
5. Preços mínimos e máximos de cada unidade, de acordo com as características de cada uma.

Com base nos contratos, as incorporações imobiliárias são registradas em cartório e poderão começar a ser vendidas na fase de construção ou na própria planta.
Tais possibilidades são previstas legalmente, principalmente, pelo fato da responsabilidade civil estar detalhadamente descrita nos documentos e prospectos da obra.

Quais os tributos incidem sobre essas operações?

As operações envolvendo as incorporações imobiliárias são tributadas na forma da legislação vigente, a qual estabelece os seguintes tributos:
1. Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ);
2. Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
3. Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep);
4. Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS).
Quando as construtoras também assumem o papel de incorporadoras imobiliárias, poderá haver ainda a incidência:
1. ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), sobre os serviços de construção civil realizados no empreendimento, sobre os quais as alíquotas são variáveis de acordo com cada município, em média de 5%.

Lembrando que as incorporadoras podem optar pela tributação normal do IRPJ, CSLL, PIS e COFINS pelo regime tributário do lucro presumido, lucro real ou simples nacional dependendo das características de cada pessoa jurídica.
Por outro lado, podem também apurar, calcular e recolher os tributos pelo regime especial de tributação RET. Nesse caso, as alíquotas aplicáveis variam de 1 a 4% sobre os valores efetivamente recebidos das vendas das unidades imobiliárias da incorporação.

Quais as formas de cálculo dos impostos e contribuições sobre incorporações imobiliárias?

Regime Especial de Tributação RET.
Conforme citamos acima, as incorporações imobiliárias podem ser tributadas pela legislação federal e participar do regime especial de tributação RET.
Trata-se de uma forma de unificação de tributos para apurar, calcular, declarar e recolher os impostos e contribuições sociais com alíquotas mais brandas, as quais variam de 1 a 4% sobre as receitas decorrentes de incorporações imobiliárias de unidades residenciais.
Trata-se de um incentivo fiscal com adesão opcional e irretratável pelas empresas incorporadoras que engloba o IRPJ, CSLL, PIS e COFINS.
Para as incorporações com alíquotas de 4%, a divisão tributária é a seguinte:
1. 1,71% de COFINS;
2. 0,37% de PIS/Pasep;
3. 1,26% de IRPJ; e
4. 0,66% de CSLL.

Regime tributário do Lucro Presumido.
Nesse regime tributário a pessoa jurídica ao optar no início de cada exercício fiscal fica sujeita a aplicação de percentuais sobre a receita bruta, gerando assim a base de cálculo presumida.
A forma de cálculo para a composição da base de cálculo se dá de acordo com a atividade econômica de cada empresa e na maioria dos casos é de 32% sobre a receita bruta. Nessa base de cálculo as alíquotas são:
1. De 15% relativos ao IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica);
2. De 9% a título de CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido).

A pessoa jurídica que optar pelo lucro presumido é obrigada a recolher as contribuições para o PIS e COFINS sob a forma cumulativa nas seguintes alíquotas sobre a receita bruta:
1. PIS a alíquota de 0,65%;
2. COFINS a alíquota de 3,0%.

Regime tributário do Lucro Real.
A pessoa jurídica que optar pelo regime tributário do Lucro Real, no início de cada exercício fiscal, deverá recolher o IRPJ e a CSLL sobre o lucro líquido efetivamente apurado no período. Note-se que nesse caso não será aplicado o percentual presumido de lucro sobre a receita.
A forma de apuração do lucro real leva em consideração o total das receitas brutas menos os impostos, custos e despesas com a atividade econômica.
Nesse regime, caso se apure prejuízo fiscal não há recolhimento de IRPJ e CSLL, gerando assim um crédito fiscal para deduzir em períodos futuros.
As alíquotas sobre o Lucro Líquido são:
1. 15% de IRPJ sobre o lucro real mais 10% a título de adicional em alguns casos;
2. 9% a título de CSLL sobre o lucro real.
Nesse regime, a pessoa jurídica é obrigada ao recolhimento das contribuições ao PIS e COFINS sob a forma não cumulativa, aplicando as alíquotas sobre a base de cálculo das contribuições formada pelas receitas brutas menos os créditos pelas compras e outras despesas/custos.
Sobre as bases de cálculo de PIS e COFINS as alíquotas são:
1. 1,65% de PIS;
2. 7,60% de COFINS.
Diante disso, as formas de cálculo, registro, controle e apuração dos tributos é bem mais complexa e exige bons sistemas de controle para evitar erros e atender as obrigações acessórias exigidas pelo Fisco.

Regime tributário do Simples Nacional.
Esse regime tributário é aplicável para as pessoas jurídicas que atendem certos requisitos, como por exemplo os limites anuais de faturamento, os quais são restritos.
Com isso, os principais requisitos são:
1. Receita bruta anual não pode ultrapassar 4,8 milhões de reais;
2. A pessoa jurídica deve estar regular junto ao FISCO e em dia com o INSS;
As empresas não podem exercer as seguintes atividades: financeiras, importação de combustíveis, distribuição de energia, fabricação de veículos, locação de imóveis, serviços de transporte, cessão ou locação de mão de obra, operações por atacado com cigarros, refrigerantes e bebidas alcoólicas, que tenham capital em órgãos públicos, dentre outras.

Trata-se de um regime tributário para simplificar a apuração, controle e pagamentos dos impostos através da unificação de tributos em guia de recolhimento única.
Nesse regime as alíquotas seguem a tabela oficial publicada pelo Governo, e variam de acordo com a atividade econômica de cada pessoa jurídica.
Conforme podemos perceber, o Regime Tributário Especial é efetivamente um benefício fiscal. Porém, a fim de evitar prejuízos e o aumento nos custos dos empreendimentos é necessário uma avaliação de cada caso concreto para definir o melhor modelo, principalmente, porque o RET é irretratável e irrevogável, não permitindo o ressarcimento ou compensação de tributos que compõem o grupo tributário.

O escritório Bernardi e Advogados Associados se dedica a diversas demandas desse setor, garantindo assessoria jurídica de nível elevado.
Ainda ficou com alguma dúvida? Comente abaixo, estaremos à disposição para orientá-lo e seguiremos compartilhando informações importantes.

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHE!

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook
E-mail
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o WhatsApp
PODEMOS AJUDAR?
Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 8h30min às 12h e das 14h às 18h
Bernardi & Advogados Associados Porto Alegre
Política de Privacidade e Termos de Uso
  1. Informações gerais

O presente instrumento tem como finalidade definir a política de privacidade e termos dos usuários que acessam o website www.bernardi.adv.br ou www.bernardi.com.br. O escopo é justamente definir como serão tratados os dados pessoais dos usuários que acessem a plataforma, permitindo que tenham conhecimento que tipos de dados serão coletados, o motivo e a finalidade que será empregada. Ainda, é possível que o usuário altere, atualize ou peça a exclusão dos seus dados. A Política de Privacidade tem como norte e encontra-se em conformidade com o Marco Civil da Internet (Lei Federal 12.965/14), com a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/18) e a General Data Protection Regulation (EU GDPR 2016/679), podendo ser atualizada de acordo com a vigência e alteração das regras normativas. Na eventualidade de alteração, todos os usuários que concordem em receber notificações e comunicações do presente site serão notificados a despeito das alterações perpetradas. De qualquer sorte, recomenda-se que o usuário visite esta seção para maiores informações.

  1. Dados pessoais dos titulares

Os dados pessoais serão captados e processados de acordo com os princípios que regem as legislações atinentes a proteção de dados.

  • Os dados pessoais serão processados com TRANSPARÊNCIA (Informações claras e precisas aos titulares)
  • Os dados pessoais dos usuários serão coletados apenas para FINALIDADE especificada determinada, explicitada e informada no site
  • Os dados pessoais dos usuários serão coletados de forma limitada para atender a NECESSIDADE do objetivo proposto, utilização apenas de dados estritamente indispensáveis
  • Os dados pessoais serão exatos e atualizados sempre que se julgar necessário, garantindo a QUALIDADE DOS DADOS
  • Os dados pessoais serão conservados e protegidos, observados os padrões de SEGURANÇA estipulados pela legislação pertinente, sendo adotado medidas técnicas e administrativas a fim de salvaguardar os dados pessoais contra possíveis vazamentos

Ainda o usuário tem direito a exigir, consubstanciado nas GDPR e na LGPD, as seguintes medidas:

  • O titular dos dados tem o direito de obter confirmação do site de que seus dados pessoais estão sendo tratados ou se encontram na base de dados, e se confirmado referida hipótese, terá direito de acessar quais os dados a plataforma possui
  • O usuário possui igualmente o direito de retificação de dados pessoais que estejam equivocados ou inexatos ou até mesmo a exclusão parcial ou completa de seus dados pessoais da base do site
  • É facultado ao usuário receber os dados pessoais que lhe competem e que tenha cadastrado no site, em um formato compreensível e estruturado, de uso corrente e de leitura automática, ainda havendo a faculdade de transmitir esses a outros sites, se assim desejar
  • O usuário tem o direito de não ser submetido a decisões automatizadas tomadas pelo site através do tratamento de dados, tais como profiling, ou que afetem e produzam efeitos jurídicos além dos especificamente propostos pelo site. Ainda o usuário poderá se opor ao tratamento de dados que sejam desnecessários a finalidade proposta

O usuário poderá exercer suas prerrogativas através dos canais de comunicação do site www.bernardi.adv.br ou www.bernardi.com.br com o assunto LGPD – Dados Pessoais com as seguintes informações obrigatórias:

  • Nome completo ou razão social, número do CPF ou CNPJ, endereço de e-mail do usuário e, se for o caso, do seu representante
  • Direito que deseja exercer junto ao site
  • Data do pedido
  • Cópia de documento oficial que comprove a titularidade dos dados

A falta de quaisquer das informações elencadas acima, importará no não atendimento da demanda e exclusão da solicitação enviada. Realizado o pedido nos moldes determinados, o usuário será informado das medidas tomadas pelo site, especialmente no tocante a retificação ou exclusão de dados.

  1. Dados de terceiros

O usuário compromete-se a fornecer somente dados pessoais de sua titularidade e nunca dados de terceiros, sob pena de responsabilização nas esferas civil e penal.

  1. Da anuência do usuário para tratamento dos dados pessoais

Ao utilizar o site, o usuário concorda com a presente Política de Privacidade e Termos de Uso. É permitido ao usuário, se assim desejar, revogar seu consentimento, a qualquer momento, não comprometendo a licitude do tratamento de seus dados pessoais antes da revogação. A revogação do consentimento poderá ser feita pelo e-mail: contato@bernardi.adv.br. O consentimento dos relativamente ou absolutamente incapazes, especialmente de crianças menores de 16 (dezesseis) anos, somente poderá ser realizado, se devidamente assistidos por seus representantes legais. O tratamento dos dados pessoais sem o consentimento do usuário será realizado em razão de interesse legítimo e das hipóteses previstas em lei:

  • Quando necessário para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
  • Quando exigido pela administração pública, para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis e regulamentos ou respaldadas em contratos, convênios ou instrumentos congêneres;
  • Quando exigido para a realização de estudos por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;
  • Quando necessário para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados;
  • Para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, esse último nos termos da Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996 (Lei de Arbitragem);
  • Para a proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro;
  • Para a tutela da saúde, exclusivamente, em procedimento realizado por profissionais de saúde, serviços de saúde ou autoridade sanitária;
  • Quando necessário para atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro, exceto no caso de prevalecerem direitos e liberdades fundamentais do titular que exijam a proteção dos dados pessoais; ou
  • Para a proteção do crédito, inclusive quanto ao disposto na legislação pertinente.

 

  1. Da finalidade do tratamento dos dados pessoais

Os dados pessoais do usuário coletados pelo site têm por finalidade atender os compromissos avençados com usuário através do preenchimento dos formulários disponibilizados no site. Os dados pessoais poderão ser utilizados também com uma finalidade comercial, para personalizar o conteúdo oferecido ao usuário, bem como dar subsídio ao site para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. O tratamento de dados pessoais para finalidades não previstas nesta Política de Privacidade somente ocorrerá mediante comunicação prévia ao usuário, sendo que as obrigações e direitos aqui previstos permanecem incólumes.

  1. Da conservação dos dados pessoais

Os dados pessoais do usuário serão mantidos por período não superior ao exigido para cumprir os objetivos em razão dos quais eles são processados, sendo averiguado os seguintes critérios de cumprimento do propósito e finalidade a que se destinou. Ainda, os dados pessoais dos usuários poderão ser mantidos após o término do seu tratamento nas seguintes hipóteses:

  • cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador
  • estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais
  • transferência a terceiros, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados
  • para uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados

 

  1. Do compartilhamento dos dados pessoais com terceiros e empresas parceiras

Os dados pessoais do usuário poderão ser compartilhados com parceiros comerciais, no Brasil ou no Exterior, com o objetivo de atender as finalidades dispostas nessa política. Essencialmente para operadores de tratamento de dados que obedecerão estritamente a Finalidade estipulada pela Bernardi Advogados Associados, como por exemplo, provedores de sistemas de TI, sistemas de armazenamento em Cloud, parceiros comerciais, serviços relacionados a Recursos Humanos e autoridades governamentais. O site se compromete a garantir a proteção dos seus dados de acordo com as regras mais rigorosas, por meio de cláusulas contratuais específicas para determinada transferência, cláusulas-padrão contratuais, normas corporativas, certificados e códigos de conduta regularmente emitidos.

  1. Dos responsáveis pelo tratamento de dados (data controller e data protection officer)

O controlador (data controller) é a pessoa responsável pelo tratamento dos dados pessoais do usuário, sendo quem determina as finalidades e os meios de tratamento de dados pessoais. Neste site, o responsável pelo tratamento dos dados pessoais coletados é a empresa Bernardi Advogados Associados, que poderá ser contatada pelo e-mail contato@bernardi.adv.br. O encarregado de proteção de dados (data prottection officer) é o profissional encarregado de informar e aconselhar e controlar o responsável pelo tratamento dos dados, bem como os trabalhadores que tratem os dados, a respeito das obrigações do site nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Marco Civil da Internet e demais disposições legais nacionais e internacionais sobre o tema, em cooperação com a autoridade de controle competente. Neste site, o encarregado poderá ser contatado pelo e-mail contato@bernardi.adv.br.

  1. Da segurança no tratamento dos dados pessoais

O site utiliza as técnicas de segurança adequadas e disponíveis no mercado aptas a proteger os dados pessoais de seus usuários de acessos não autorizados e de situações de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão de tais dados, se comprometendo a tratar os dados pessoais dos usuários com confidencialidade, dentro dos limites legais. O site conta com certificado SSL (Secure Socket Layer) que garante que os dados pessoais se transmitam de forma segura e confidencial, de maneira que a transmissão de dados entre o servidor e o usuário, e em retroalimentação, ocorra de maneira totalmente cifrada ou encriptada. O site se exime de responsabilidade por força maior, caso fortuito e culpa exclusiva de terceiro, tais como: ataque de hackers ou crackers, ou culpa exclusiva do usuário que transfere inadvertidamente os seus dados a terceiros. O site se compromete a comunicar o usuário em prazo adequado caso ocorra algum tipo de vazamento ou violação de segurança de seus dados pessoais, após e devidamente comunicado a agência reguladora pela proteção de dados.

  1. Cookies

Os cookies do site são aqueles enviados ao computador ou dispositivo eletrônico do usuário e administrador site. As informações coletadas por meio dos cookies são utilizadas para melhorar a experiência dos usuários que acessam o site, podendo ser utilizados para deixar gravado preferências e escolhas do usuário enquanto navega no site e oferecer conteúdo personalizado. O site também utiliza plugins de redes sociais que permitem acessá-las através da plataforma, sendo que os cookies dessas redes podem ser igualmente armazenadas no navegador do usuário. Cada rede social conta com sua própria política de privacidade de dados e termos de uso, sendo que o presente site não tem qualquer ingerência sobre as mesmas, devendo ser responsabilidade do usuário consultá-las ao seu próprio alvedrio. É possível que o usuário desative os cookies, contudo, algumas ferramentas e funcionalidades do site podem ficar indisponíveis. As preferências do usuário não serão salvas ao navegar no site, podendo prejudicar a experiência como um todo.

  1. Da propriedade intelectual

Todo material e serviço encontrado nas páginas da Bernardi Advogados Associados (textos, imagens, áudio, tecnologia, logotipos, slogans, marcas, expressões de propaganda, domínios, nomes comerciais, obras intelectuais), bem como os softwares que viabilizam as atividades, são de exclusiva propriedade da Bernardi Advogados Associados e, que detém todos os direitos autorais, licenciamentos e direitos de propriedade, marca ou patente a eles relativos. Qualquer violação dos direitos de propriedade pelo usuário resultará na sua responsabilidade, direta e pessoal, pelos atos praticados, nos termos da lei e com a aplicação das sanções cabíveis cíveis e criminais. O usuário se compromete a não reproduzir, duplicar, copiar ou explorar os serviços prestados, softwares utilizados e/ou materiais disponibilizados pela Bernardi Advogados Associados para quaisquer fins não expressamente autorizados no presente termo, sem sua autorização por escrito.

  1. Das condições gerais e da aceitação do termo de uso do site

Este termo e condições de uso é um termo firmado por meio eletrônico e possui eficácia e validade jurídica, em conformidade com a legislação brasileira civil em vigor (artigos 422 e 425 da Lei no 10.406/2002, Código Civil). A oferta de serviços virtuais não está sujeita a qualquer tipo de autorização prévia pelo simples fato de ser fornecida por meio eletrônico. A ACEITAÇÃO DESTES TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE USO NA EXATA FORMA COMO EXPRESSOS É ABSOLUTAMENTE INDISPENSÁVEL À UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA BERNARDI ADVOGADOS ASSOCIADOS E DOS SERVIÇOS OFERECIDOS. A manifestação de vontade das partes contratantes nos termos celebrados por meio eletrônico dar-se-á no momento da aceitação deste termo, que obrigatoriamente resultará da leitura prévia do presente termo, através da contratação de um serviço. Tal manifestação será sempre considerada como inequívoca. O usuário, ao utilizar os serviços da Bernardi Advogados Associados aceita expressamente todas as cláusulas do presente instrumento, bem como as atividades que existem e que venham a existir no site da Bernardi Advogados Associados, reconhecendo-as como de boa-fé, aceitando suas regras, instruções e condições constantes do próprio site, de forma absoluta e irrestrita.

  1. Da legislação aplicável e do foro de eleição

Todas as cláusulas desta Política de Privacidade e dos Termos de Uso estão regidas pelas leis vigentes brasileiras. Para todos os assuntos referentes à interpretação e ao cumprimento deste instrumento, as partes elegem o Foro Central da Cidade e Comarca de Porto Alegre/RS.