WhatsApp

5 formas de proteger seus ativos com a Blindagem Patrimonial

5 formas de proteger seus ativos com a Blindagem Patrimonial

Você já parou para pensar na necessidade e na importância de proteger os seus ativos patrimoniais?

Mediante as instabilidades financeiras e um mercado extremamente competitivo, é fundamental que as conquistas pessoais sejam protegidas. E, para isso, existe a blindagem patrimonial.

O método serve para proteger de maneira jurídica o seu patrimônio pessoal enquanto empresários, sócios e investidores.

Continue a leitura deste material para entender mais sobre o assunto e as maneiras de proteger seus bens. Acompanhe!


O que é Blindagem Patrimonial?


A blindagem patrimonial é definida como um conjunto de estratégias que visa garantir a segurança dos bens de família. Com isso, pode-se envolver cuidados com as empresas e até mesmo com o planejamento sucessório.

Ou seja, uma técnica que envolve inúmeras medidas a fim de evitar que ativos particulares sejam impactados. Assim, pode ser aplicada em mais de um tipo de patrimônio, incluindo, por exemplo:

  • imóveis;
  • investimentos;
  • carros;
  • dinheiro.

Sempre que realizada corretamente, ela blinda todos os bens pessoais, direcionando-os a uma proteção patrimonial. Isso quer dizer que, se a empresa for condenada judicialmente, os itens individuais do empresário não serão afetados, por conta da blindagem.

É importante considerar que as estratégias de uma blindagem patrimonial podem ser de caráter tributário ou judiciário, servindo ainda para a proteção do patrimônio em meio a disputas familiares e divórcios.


Saiba qual a importância desse mecanismo


O foco principal da blindagem de patrimônio é fazer com que dívidas ou pendências legais de uma organização sejam evitadas antes de chegar aos ativos privados dos empresários.

Essa estratégia é benéfica e passa por um processo detalhado, garantindo que tudo saia como o esperado. Mas, não para por aí, e optar por esse mecanismo torna possível:

  • assegurar os bens;
  • evitar surpresas desagradáveis;
  • ter a certeza de que tudo esteja sendo realizado legalmente;
  • promover um planejamento sólido.
  • Por último, mas não menos importante, a blindagem permite um planejamento sucessório consistente, capaz de evitar desgastes para a família e acelerar as burocracias.

 

Confira as 5 maneiras de blindar seus ativos dentro dos termos legais


O uso da blindagem patrimonial é indicado para todo e qualquer indivíduo, desde que tenha patrimônio e deseje diminuir o risco de perda. Mas, para que tudo ocorra corretamente, é preciso que ela seja feita antes mesmo de virem à tona cobranças de multas, disputas judiciais ou cumprimento de sentenças.

Portanto, é fundamental conhecer maneiras de blindar seus ativos, sempre de forma legal e de acordo com as suas necessidades. A seguir, confira algumas modalidades de blindagem patrimonial!


1-Instituição de Bem de Família


Maneira de blindagem patrimonial indicada para proteção de imóveis, isso porque envolve o bem enquanto moradia dos filhos, cônjuges ou parceiros no regime de união estável. O bem de família atua nas necessidades básicas, como a casa onde os filhos moram, por exemplo

Esse tipo de blindagem pode ser utilizado também em caso de falecimento do titular, fazendo com que o bem fique na posse dos familiares indicados no documento, tudo de maneira simples e longe de grandes burocracias.


2- Previdência Privada


Apostar no plano de Previdência Privada pode ser uma ótima alternativa para blindagem do patrimônio, considerando que é fundamental pensar no futuro e planejá-lo.

Essa modalidade demanda aportes mensais, dinheiro esse que é dado como um investimento que será valorizado com o passar dos anos, e, após o tempo predeterminado, renderá como um valor mensal de aposentadoria.


3- Criação da Holding Patrimonial


A chamada Holding Patrimonial atua como um abrigo para os bens de uma pessoa ou família. Sendo assim, duas empresas são criadas, tendo uma como principal e a outra sucessora.

A finalidade da holding é administrar patrimônios exercendo uma gestão de maneira não personalizada. Considerando que se tem algumas modalidades como holding pura, holding mista, holding familiar e holding de participações, é superimportante ter auxílio profissional para tomar a melhor decisão.


4- Criação de Empresas Offshore


Esse tipo de empresa é aberta em países que têm tributação e legislações menos burocráticas. Por se tratar de uma empresa beneficiada por meio do sigilo fiscal, acaba sendo atrativa para pessoas físicas ou jurídicas de alta renda.

Mesmo sendo inadequada, a criação das Offshores não é ilegal, desde que seja declarada para a Justiça.


5- Alienação Fiduciária de Bens


Uma modalidade que permite acordos entre devedor e credor, assim, um bem pode ser oferecido como garantia até que o valor da dívida seja quitado.

Como o nome sugere, a Alienação Fiduciária é a transferência de algo por meio de confiança, uma forma simples de honrar os débitos antes de perder o direito de maneira litigiosa.

Portanto, pudemos compreender que a blindagem de patrimônios pode se adequar aos mais diferentes casos. Considerando essas 5 maneiras de proteger seus ativos, você pode manter tudo ainda mais seguro.

É fundamental estar preparado para qualquer imprevisto, sempre focando em resguardar o seu patrimônio.

O que achou do conteúdo? Caso precise de ajuda na hora de dar início ao seu processo de blindagem patrimonial, não deixe de falar conosco!