Blog

4 vantagens de uma Holding Familiar

Holding familiar é uma empresa criada para administrar o patrimônio e os negócios de uma família, servindo também como estratégia para direcionar a sucessão no caso de falecimento.

Essa estrutura pode oferecer uma série de vantagens, desde a proteção de bens até a facilitação da sucessão patrimonial.

Quer saber por que uma holding familiar pode ser tão benéfica? Então, continue acompanhando este conteúdo até o final e descubra 4 vantagens de uma holding familiar.

Saiba o que é uma Holding Familiar

De forma simples, holding familiar é uma empresa criada pelos membros de uma família para administrar o patrimônio familiar, e isso inclui:

  • bens imóveis;
  • móveis;
  • investimentos;
  • participação em outras empresas;
  • outros ativos.

A holding familiar é constituída de forma semelhante a qualquer outra empresa, possuindo registro na Junta Comercial e elaboração de um contrato social, mas com a finalidade de controlar o patrimônio de pessoas físicas e jurídicas pertencentes à mesma família.

Assim, os bens deixam de ser propriedades da pessoa física e passam a integrar a holding familiar que será constituída como pessoa jurídica, onde os seus sócios serão os membros da família, e cada um possuindo uma participação na empresa conforme o que foi acordado entre eles.

Saiba mais em: Tudo o que você precisa saber sobre a Holding Familiar

4 vantagens de uma Holding Familiar

Uma holding familiar pode ser uma ferramenta poderosa para garantir a segurança e a prosperidade do seu patrimônio.

Mas não para por aí. Você vai se surpreender com as inúmeras vantagens que a holding familiar pode proporcionar. Confira a seguir!

1. Proteção patrimonial

Muitos passam a vida pensando em acumular patrimônio, e não se dão conta que um dia todos esses bens necessariamente serão passados aos herdeiros, que nem sempre estarão preparados para assumir a administração desse patrimônio.

O objetivo de uma holding familiar é justamente resolver a questão da proteção patrimonial, tendo em vista que quando a holding familiar é criada, o controle dos bens passa a ser da pessoa jurídica.

Dessa forma, ao transferir os bens para a holding, a família protege seu patrimônio contra possíveis problemas financeiros pessoais de seus membros, como dívidas e processos judiciais, por exemplo.

Sendo assim, se algum sócio sofrer alguma cobrança, o patrimônio da sociedade não será atingido, já que os bens pertencem à sociedade e não aos sócios individualmente.

Leia também: Passo a passo para abrir uma Holding Patrimonial

2. Planejamento sucessório

Você já imaginou assegurar a transmissão do seu patrimônio a favor de um herdeiro específico, além de deixar preparada a administração e divisão dos bens após a sua morte e ainda economizar no processo de inventário?

Pois é! Essa é uma das principais vantagens de uma holding familiar.

Com a constituição da holding familiar, como mencionamos acima, todo patrimônio do grupo familiar é integralizado no capital social. Dessa forma, a divisão dos bens poderá ser feita em vida, e assim evitar a dilapidação do patrimônio, reduzir os custos tributários e desgastes de um processo de inventário.

3. Planejamento tributário

Pouca gente sabe, mas com uma holding familiar é possível pagar menos impostos sobre os rendimentos e as transferências de bens. Isso porque existem diferentes regras de tributação.

A tributação sobre rendimentos das pessoas jurídicas é em média de 12%, enquanto que a tributação sobre rendimentos da pessoa física é de 27,5%.

Como os bens das pessoas físicas são integralizados na empresa, deixando de fazer parte do patrimônio pessoal e ingressando como patrimônio da holding, a holding familiar pode proporcionar uma redução na carga tributária sobre os rendimentos e a transferência de bens.

4. Gestão centralizada

Na holding familiar, membros de uma mesma família são os gestores das cotas, e os custos e frutos gerados pelos bens passarão a pertencer à sociedade. No entanto, é possível nomear um administrador experiente para gerir o patrimônio familiar, conforme o desejo dos sócios.

Logo, a holding familiar permite uma administração centralizada e profissional do patrimônio, muitas vezes resultando em uma gestão mais eficiente e lucrativa dos bens e negócios da família.

Conclusão

Você chegou ao final da leitura e agora já sabe por que a holding familiar está se tornando um modelo de negócios cada vez mais popular. Com essa estratégia, a família pode garantir que seus bens sejam administrados de maneira eficiente e que a transição para as próximas gerações ocorra de forma tranquila e organizada.

Aqui neste post, apresentamos as 4 principais vantagens de constituir uma holding familiar, ou seja:

  • proteção patrimonial;
  • planejamento sucessório;
  • planejamento tributário;
  • gestão centralizada.

No entanto, apesar das inúmeras vantagens, a constituição de uma holding familiar demanda conhecimento técnico e jurídico na área de Direito de Família e Sucessões.

Sendo assim, conte com nossos profissionais especializados em Direito das Sucessões e Planejamento Sucessório para constituir a holding de sua família.

Para mais informações como essas, acesse nosso blog, e, diante de qualquer dúvida, nossa equipe está à disposição para saná-la!

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHE!

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook
E-mail
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o WhatsApp
PODEMOS AJUDAR?
Atendimento de segunda a sexta-feira,
das 8h30min às 12h e das 14h às 18h